Mas onde raio é Canidelo???
Ora aqui vai uma pequena e rápida explicação da localização de Canidelo, Vila do Conde, para o pessoal que quiser curtir uns Freestyle"s à borla, uns "picanços" à maneira e o mais importante do mundo Motard, fazer amizade com pessoal com a mesma paixão que nós!
Como ainda não se sabe se o universo é infinito, não é possível calcular a posição da nossa galáxia dentro do mesmo, mas para terem alguma ideia de onde estamos, a Via Láctea é rodeada pelas galáxias que abaixo vemos…
E nesta imagem podemos ver onde se encontra o Sistema Solar na Via Láctea…
O Sistema Solar é o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço que orbitam o Sol. Mantêm-se em grupo pela força gravitacional do Sol, que é aproximadamente 1000 vezes mais maciço que todos os planetas juntos.
O planeta onde vivemos chama-se Terra, é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar do Sol.
A Terra ao contrário dos outros planetas é activa. Graças aos vulcões, e tremores de terra, "regenera" a sua superfície que assim, está em permanente mudança. É o único planeta que possui água no estado líquido. O ar é rico em nitrogénio e oxigénio. Esta atmosfera ajuda a filtrar algumas radiações mais nocivas do que o Sol e protege também a superfície da Terra da colisão de meteoritos.
A combinação duma superfície permanente em mudança, os oceanos e a atmosfera protectora proporcionam o desenvolvimento de vida.
Só com o lançamento dos primeiros satélites, nos finais da década de 50, é que o homem pôde observar imagens do seu planeta vistas do espaço. A abundância de água no estado líquido faz da Terra um planeta único no sistema solar, tendo a aparência de uma esfera azul brilhante. Mais de 2/3 do planeta está coberto de água.
A Terra gira constantemente à volta do seu eixo com um movimento semelhante ao de um pião que dá voltas sobre si mesmo, no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio. Este movimento chama-se movimento de rotação. A Terra demora 24 horas, ou seja um dia, a dar uma volta sobre si mesma. Rodando a uma velocidade de 1500 Km/h.
A rotação da Terra origina a sucessão dos dias e das noites. Como a Terra é uma esfera, os raios de Sol não podem iluminar toda a superfície terrestre ao mesmo tempo. Na parte da Terra que está iluminada, isto é, onde chega a luz do Sol é dia e na parte oposta é noite.
A Terra, como todos os planetas do sistema solar, gira em volta do Sol. A este movimento chama-se translação. A Terra demora cerca de 365 dias, ou seja, um ano a dar a volta completa ao Sol. Durante o movimento de translação da Terra, ao longo do ano, sucedem-se quatro estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
À parte da Terra que não se encontra coberta com água, nós chamamos Continentes. Aqui vemos a distribuição dos Continentes na Terra…
O nosso Clube pode ser encontrado na Europa, mais precisamente em Portugal, como é apontado na imagem…
Portugal tem uma das mais privilegiadas posições no Planeta, visto se encontrar no extremo sudoeste do continente Europeu, o que proporciona um acesso rápido não só aos vários países da Europa, mas também à costa leste do continente Americano e ao continente Africano.
O nosso país é dividido em primeiro lugar por distritos…
No mapa abaixo, a pinta azul mostra a localização do nosso distrito, o distrito do Porto (carago!)…
Como se vê, ficamos mesmo à beira-mar… Alguém tem melhor sítio para morar? (O único problema é que oxida os cromados)
Mais uma vez a pinta azul assinala a nossa localização no Distrito do Porto, ou seja, concelho de Vila do Conde…
Inserida no concelho de Vila do Conde, podem encontrar a pequena freguesia de Canidelo, de onde provêem grande parte dos Motards do nosso Clube e a nossa equipa de Freestyle…
Canidelo dista cerca de 12km da sede do concelho.
A referência mais antiga que se conhece relativa à freguesia de S. Pedro de Canidelo é a das Inquirições de D. Afonso III, em 1258. Trata-se, todavia de terra muito antiga, como o prova o aparecimento de uma necrópole romana.
A casa do Paço, no lugar do mesmo nome, foi mandada construir por Fernão Vasques da Cunha, donatários dos reguengos da Maia entre 1440 e 1442.
Foi pároco desta freguesia, durante largos anos, o arqueólogo Padre Manuel Domingues de Sousa Maia, que publicou na revista “Portugália” um importante trabalho sobre a descoberta da necrópole de Canidelo.
Pertence ao concelho de Vila do Conde desde 6 de Novembro de 1836.
Agora que já sabem onde nos encontrar, é só aparecer...
Saudações Motard"s...